sábado, 29 de junho de 2013

Caldo de fubá com ovo e queijo mussarela

 
 
Gostinho de infância e saudade de mãe. Isto resume o que esta receitinha de família, que comi muito na minha infância, representa para mim. Dia desses, sentindo o frio que se aproxima, resolvi trazer para o paladar a memória psicológica. Na receita da minha mãe, o ovo era mexido dentro do caldo e se misturava a ele. Na minha adaptação, resolvi colocá-lo inteiro e acrecentei ainda o queijo. Ficou delicinha. Se gostar de caldo e se gostar de fubá, creio que não vai se arrepender.
 
Pra essa receita não tenho medida; faço no olhômetro. Mas vou tentar aproximar um pouco. Na hora de fazer, vá observando o que precisa mais ou menos, conforme seu gosto. As quantidades que vou passar é para 2 porções. Então vamos lá.
 
Ingredientes:
 
2 colheres (sopa) de óleo
2 dentes de alho amassados
1/2 xíc. (chá) de fubá
1 1/2 xíc. (chá) de água fria
2 ovos
queijo mussarela à gosto
sal à gosto
cheiro verde à gosto
 
Modo de fazer:
 
Numa panela, coloque o óleo e frite o alho, mas não deixe ficar dourado. Acrescente o fubá e mexa até que ele fique levemente torrado. Deslique o fogo e deixe esfriar um pouco. Acrescente a água, tempere com o sal à gosto e volte ao fogo, mexendo sem parar até que engrosse. Tampe a panela, abaixe o fogo e deixe cozinhar por uns 20 minutos, mais ou menos, mexendo de vez em quando. Se achar que precisa cozinhar mais, adeque o tempo, pois o fubá mais grosso leva mais tempo. Se achar que está ficando mais grosso do que deseja, acrescente um pouquinho mais de água, pois tem fubá que é mais seco e absorve mais água.
 
O ovo pode ser preparado de 3 maneiras: frito no óleo ou na margarina (com pouca margarina, claro), frito sem óleo (aprendi aqui) ou cozido no próprio caldo de fubá. Se escolher este último, coloque os ovos bem no centro do caldo nos últimos minutos de preparação. Tampe a panela e deixe cozinhar o suficiente para que a gema fique a seu gosto, mole ou dura. Eu prefiro mole e deixei uns 3 minutos. Desligue o fogo, transfira para o prato no qual irá servir, acrescente o cheiro verde e a mussarela. Sirva em seguida.
 
 
Obs.: se o alho fritar demais ou o fubá torrar demais, o gosto do caldo ficará um pouco amargo. Outra coisa, a minha maneira de verificar se o fubá está cozido é pelo cheiro, ou seja, se está com cheiro de cru deixo cozinhar mais. Mas cada um tem a sua forma. Quanto a foto, nela não apareceu meu ovo que ficou mergulhado no caldo; mas se procurar bem debaixo da mussarela ele está lá.

4 comentários:

  1. Oi Queila!

    Descobri seu blog por acaso e amei,tipo de receitas que eu gosto.
    Obrigada por partilhar conosco.
    Boa noite uma abençoada semana.

    ResponderExcluir
  2. Olá Queila,

    Vimos que você tem muitas receitas no seu blog e queremos lhe apresentar WWW.TUASRECEITAS.COM.BR, um site web onde os nossos usuários podem procurar entre mais de 350.000 receitas dos sites e blogs mais populares do Brasil.

    No site criamos a seção TOP BLOGS DE RECEITAS, um ranking de blogs ao que você também pode cadastrar o seu blog. Nós indexamos as suas receitas e os usuários as podem encontrar utilizando o nosso potente motor de pesquisa. Tuasreceitas.com.br tem mais de 80.000 visitantes únicos cada dia que procuram receitas em nosso site, gerando uma grande quantidade de tráfego para os blogs que fazem parte de nosso site. E o melhor é que você não precisa se preocupar com nada porque tudo no Tuasreceitas.com.br é grátis!

    Tuasreceitas.com.br faz parte do segundo site de receitas mais importante do mundo, que tem presença em 37 países diferentes. Nós temos sites irmãos em Portugal, Chile, Alemanha, Inglaterra, Espanha, França, EUA e Suécia, entre outros.

    Você quer fazer parte desta grande família?

    Muito obrigado pela sua atenção e estamos à sua disposição!

    Wagner Silva
    Tuasreceitas.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Queila...encontrei seu blog meio que por acaso e melhor do que as receitas são as histórias qua as envolve...parabéns...
    Ontem fiz em casa uma omelete diferente e vou passar pra você a receita caso queira testar:
    04 ovos
    1/2 cebola pequena ralada
    02 colheres de sopa de cenoura ralada
    01 colher de sopa de abobrinha ralada
    1/2 colher de margarina
    1 envelope de sazon para salada (verdinho)

    Numa panela refogue a cenoura, a cebola e a abobrinha na margarina e o sazon e reserve.
    Bata bem os ovos e leve à frigideira antiaderente ou untada com óleo em fogo baixo.
    Coloque por cima os legumes e deixe fritar.
    Vire com auxilio de um prato e deixe ate dourar...
    Espero que goste...

    ResponderExcluir
  4. Oi Queila!
    Cada delícia hein... estou aguardando aquela de gengibre que você prometeu.
    Bjss
    Rosilene

    ResponderExcluir

Oi, se você gostou desta postagem, mande-me uma mensagem. Será recebida com muito prazer.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails