quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Bolo gelado de coco e abacaxi

Esse inverno está muito estranho, pois as temperaturas estão mais altas que o normal. O frio passou poucos dias aqui na minha região e a primavera, apesar de ainda longe, está sendo suplantada pela  temperatura de verão que insiste em se antecipar, acompanhada de baixa umidade do ar.  Nesse clima, um bolo gelado como este é uma ótima sobremesa. Quero pedir desculpas pela má qualidade da foto; eu só consegui salvar este pedacinho antes que o bolo fosse totalmente devorado. Mas, o que importa aqui é a textura úmida do bolo com a do abacaxi envolvido no creme. É uma delícia. E quanto mais gelado, mas saboroso.
 
 
 
Esta receita eu encontrei no site "tudo gostoso" e logo me interessou. Se você gosta de bolo molhadinho e gelado, e da combinação de abacaxi com coco, vai gostar desta receita.
 
Ingredientes:
 
Massa:
4 ovos
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de leite quente
1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
Margarina para untar 
 
Recheio
1 xícara (chá) de abacaxi fresco picado
1 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite
2 xícaras (chá) de coco fresco ralado
 
Cobertura
2 caixinhas de creme de leite para chantilly

Modo de fazer:
 
Massa:
Bata as claras em neve, junte as gemas, e aos poucos o açúcar, continue batendo até que fique um creme claro e fofo. Sem parar de bater, junte o leite. Acrescente delicadamente a farinha e o fermento peneirados juntos. Unte e enfarinhe uma forma redonda média, coloque a massa e leve ao forno médio por cerca de 30 minutos ou até que esteja assado. Retire do forno, deixe esfriar. Corte ao meio e reserve.

Recheio:
Numa panela, junte o abacaxi e o leite condensado e cozinhe por 5 minutos. Junte o creme de leite e o coco ralado e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Espere esfriar e recheie o bolo.
 
Cobertura:
Bata o creme de leite para chantilly conforme as instruções da embalagem. Cubra o bolo e decore com o coco ralado e pedacinhos de abacaxi. Sirva gelado.
 
Obs.: Fiz duas substituições de ingredientes, pois eram os produtos que eu tinha em casa. Substitui o creme de leite pela nata (bati um pote de nata com 3 colheres (sopa) de açúcar refinado) o coco fresco pelo Sococo Mais Coco que é úmido e um pouco adocicado, mas não muito. As duas substituições ficaram muito boas.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails