quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Bolo de buttermilk com mirtilos

Sabe quando a gente encasqueta uma coisa na cabeça e enquanto não fa,z não sossega? Esta era exatamente a minha expectativa quanto a realização de alguma receita que pudesse ter o tal do mirtilo. Via, em muitos blogs, diferentes tipos de receitas, mas aqui no cantinho onde moro não encontrava o tal do mirtilo. Um belo dia, fazendo as minhas compras semanais na frutaria da cidade, deparei-me com uma caixinha (aquelas embalagens plásticas) com um punhadinho de mirtilo (mais ou menos uns 100 g). Fiquei toda feliz e logo peguei uma caixinha; mas, quando vi o preço, desisti da compra. Mesmo assim, minha cabeça não parava de querer experimentar algo com os dito cujos.

Passaram-se meses e um dos supermercados da minha cidade mudou de rede, o que resultou em algumas inovações de produtos que até então eu não tinha visto por essas bandas de cá. Fazendo minhas compras, encontrei a tal frutinha do mesmo jeito que na frutaria: numa caixinha de plástico com uns 100g. Só que quando olhei o preço, a esperança voltou a reinar e logo coloquei uma caixinha no carrinho, pois era o que eu precisava (a receita já estava selecionada) e que podia pagar por ela sem prejudicar a compra de outros produtos de maior necessidade.

Assim, depois de muito esperar, surgiu o o bolo, razão deste post. O bolo em si é muito bom, mas confesso que eu esperava mais do tal mirtilo. O seu sabor e a sua textura são bons, mas como a minha expectativa era muito grande, acabei não achando grandes coisas. Mas misturado ao bolo ficou muito bom. Fato este que o único pedaço que eu comi foi este no pratinho da foto; o restante foi consumido pelo meu marido com vontade de "quero mais".

A receita é do blog da Pâmela (com a escrita original dela) que apresenta outras gostosuras.



Ingredientes:

1 xícara (130gr) de farinha de trigo
1/2 colher (chá) (2gr) fermento em pó
1/2 colher (chá) (2gr) bicarbonato de sódio
1/4 colher (chá) sal
56 gr manteiga sem sal, amolecida
2/3 xícara (146gr) mais 1 e 1/2 colher (sopa) (22gr) açucar, dividido
1/4 colher (chá) de essência de amêndoas, ou 1/2 colher (chá) de essência de baunilha
1/2 colher (chá) de raspas de limão
1 ovo grande
1/2 xícara (118 ml) buttermilk*
1 xícara (140gr) mirtilo

*Receita de buttermilk caseiro: Para cada xícara de buttermilk que a receita pedir, coloque 1 colher (sopa) de suco de limão ou vinagre branco em um recipiente graduado, e acrescente leite até completar uma xícara. Deixe descansar por cerca de 10 minutos antes de usar.


Modo de fazer:

Pré aqueça o forno a 200°C. Unte uma forma redonda de 23cm.

Numa tigela peneire a farinha, o fermento, o bicarbonato, o sal e reserve.

Na batedeira, bata a manteiga e 2/3 do açucar em velocidade média-alta até ficar uma mistura clara e fofa, cerca de 3 a 5 minutos. Adicione a essência e as raspas de limão. Acrescente o ovo e bata bem. Em velocidade baixa, adicione os ingredientes secos em três partes, alternando com o buttermilk, começando e terminando com a farinha. Bata até ficar bem misturado, mas não bata demais. Derrame a massa na forma, espalhe os mirtilos por cima e salpique todo o topo com o restante do açucar.

Asse por 20 a 25 minutos, ou até que o teste do palito saia limpo.

OBS.: o buttermilk é um ingrediente que dá um toque todos especial ao bolo; já o usei na receita do Hots roll e aqui no bolo ficou perfeito.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails