segunda-feira, 18 de julho de 2011

Galinhada

Galinhada: um prato simples, rápido e saboroso. A primeira vez que comi esta iguaria foi na cidade de Goiânia, GO, e o prato estava marcado pelo sabor peculiar do pequi, fruto do qual eu nunca tinha ouvido falar, quanto menos experimentado. A minha receita não tem pequi porque não tinha em casa, mas o seu sabor faz toda a diferença no prato e vale a pena experimentar. Esta receita pode ser apresentada como prato principal, acompanhada de uma salada, vinagrete e tutu de feijão - uma refeição completa. 



Ingredientes:

1 peito de frango cortado em cubos
4 dentes de alho grandes amassados
sal à gosto
2 colheres (sopa) de shoyu
3 colheres (sopa) de óleo
1 cebola bem picadinha
2 xícaras (chá) de arroz (eu usei o branco)
1 cenoura grande picada em cubos pequenos
2 pequis ou 1 colher (sopa) de poupa de pequi em conserva (opcional - não coloquei porque não tinha)
1 colher (chá) de açafrão
4 xícaras (chá) de água quente
1 sachê de caldo de galinha
cheiro-verde picado à gosto
pimenta dedo-de-moça picada sem as sementes (opcional)

Como fazer:

Tempere o frango com o alho, sal e shoyu e deixe tomar gosto por 30 minutos. Numa panela média, coloque o óleo e frite o frango até que fique corado. Acrescente a cebola e refogue; coloque o arroz e a cenoura e também refogue. Acrescente o pequi, a pimenta, o sachê de caldo de galinha, o açafrão, mexa e coloque 3 xícaras de água quente; espere levantar fervura, coloque no fogo médio-baixo com a panela semitampada e deixe cozinhar até que a água seque. Coloque no fogo baixo, acrescente o restante da água e deixe acabar de cozinhar. Depois que a água secar, deligue o fogo e deixe descansar por uns 10 minutos. Na hora de servir, acrescente o cheiro-verde picado.

OBS.:  ao invés de peito de frango pode usar frango em pedaços. A quantidade de água depende do tipo de arroz. Os mais novinhos precisam de menos água. Como a gente não sabe se é ou não, costumo colocar menos água e acrescentar depois, caso seja necessário, pois em algumas vezes, nem é necessário.

Bom apetite a todos e até mais.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails