quinta-feira, 30 de junho de 2011

Sopa de rigatone com carne de panela



Aqui no Sul as temperaturas estão despencando. Hoje, as paredes e o chão estão minando água, "suando". Chove há dois dias e a temperatura tem ficado bem baixa. Difícil para trabalhar dentro e fora de casa, difícil para fazer qualquer coisa, menos comer uma sopinha simples, mas completa: hortaliças, carne e carboidrato. Para quem aprecia, a sopa é um alimento que pode ser classificado como comfort food, pois sempre remete-nos à lembranças gostosas e saudosas, além de propiciar um ambiente de extremo conforto no clima frio.

Minha infância foi marcada por sopas e caldos; durante o inverno, e às vezes até em outras estações, minha mãe sempre nos presenteava com um bom prato de sopa quente. E a combinação de hortaliças+carne+carboidrato era a que ela mais apreciava fazer, além dos caldos de fubá e mocotó. Mais uma vez em homenagem à minha querida mãe, vou postar uma receita bem simples, mas que me lembra muito as sopas que ela fazia.

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de óleo
4 dentes de alho amassados
1 cebola bem picadinha
1 cenoura
1 pedaço de abóbora
1 chuchu pequeno
4 folhas de repolho
1 batata média
1 folha de louro
1 sachê de caldo de bacon
1 lt de água fervente
300 gr de rigatone
300 gr de carne de panela pronta
sal e pimenta à gosto
cheiro verde à gosto bem picadinho

Como fazer:

Descasque os legumes e pique-os em cubos. Lave as folhas de repolho, retire o talo, pique-o e junte aos legumes; pique a parte das folhas em pedaços grandes e deixe separada dos legumes. Reserve.

Numa panela, coloque o óleo e frite o alho; acrescente a cebola e deixe murchar. Acrescente os legumes (menos o repolho) e refogue por uns 3 minutos mexendo de vez em quando. Coloque o rigatone, mexa, acrescente a água fervente, o caldo de bacon, a folha de louro e deixe cozinhar em fogo baixo com a panela semi-tampada. Mexa de vez em quando e deixe cozinhar até que o macarrão e os legumes fiquem macios, mas sem desmanchar. Neste ponto, acrescente o repolho e a carne, acerte o sal, acrescente a pimenta e, se necessário, mais água quente para terminar o cozimento. Deixe ferver por uns 10 minutos. Desligue o fogo, acrescente o cheiro verde e sirva quente, acompanhado de pão ou puro mesmo que é uma delícia, e seja feliz.

OBS.: eu fiz a receita com carne de panela porque era uma sobra que eu já tinha pronta, mas pode ser feita com qualquer carne: moída, de frango, costela, etc. Se ficar com muito caldo, retire um pouco e faça um pirão que fica muito bom ou acrescente uma ou duas colheres de farinha de mandioca dissolvida em água fria para não empelotar e o caldo ficará mais grosso. No meu caso, a quantidade de caldo foi perfeita, não necesitando de nenhum ajuste.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails