domingo, 16 de maio de 2010

Pizza ou pão?

Há muitos dias, acho que alguns meses, estava passeando pelo blog da Iliane quando encontrei esta receita que ela encontrou no Blog da Cris. Não copiei no momento, mas fiquei muito interessada. Passados alguns dias, senti vontade de comer aquela pizza. Fui então ao blog da Cris e copiei a receita abaixo (com o texto dela) e a fiz. Todos aprovaram, principalmente a minha filhotinha querida que adora "pitica", como diz ela. Então vamos lá.



Hot rolls - para pizza
 
Ingredientes:
1 envelope de fermento para pão (ou 1 colher de sopa)
1/2 xícara de água morna
1 colher (sopa) de açúcar
2 xícaras de buttermilk (adicionar 2 colheres de vinagre ao leite - deixar 10 minutos de repouso) ou iogurte
1/2 colher (chá) de bicarbonato
5 colheres (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de sal
1/2 xícara de óleo
5 xícaras de farinha de trigo

Modo de fazer:
1) Dissolva o fermento e o açúcar na água morna. Adicione os ingredientes restantes na ordem indicada (de preferência acrescente 1 xícara de farinha antes de juntar o óleo) e mexa bem. A massa fica macia e não é preciso sovar, apenas incorporar tudo.
2) Coloque a massa em um recipiente untado com óleo, tampe e guarde na geladeira por até 10 dias para usar aos poucos ou imediatamente.

Para montar a pizza: Separe 1/4 da massa ou o suficiente para uma forma e abra em uma superfície com muita farinha, deixe com 1 a 1,5 cm de altura.
Eu abro sobre uma folha de silicone e transfiro para uma forma retangular untada com óleo e fubá.
Polvilhe sobre a massa um pouquinho de flor de sal (sal gourmet ou sal grosso) e alecrim. Cuidado para não salgar muito... Asse em forno aquecido a 230°C por 15 a 20 minutos ou até começar a dourar. A massa fica bem alta. Enquanto a massa está no forno prepare a cobertura de sua preferência.

Opções:
Margherita, a pizza com as cores da Itália...

Rale 3 tomates no ralador de cenoura (a casca fica toda na sua mão), deixe escorrer bem, um escorredor de arroz é ótimo para isso. Junte manjericão e queijo muzzarela ralado (uso queijo muzzarela ralado e congelado, ele deixa o molho bem sequinho). Não precisa de sal.
Quando a pizza dourar, cubra com este recheio e leve ao forno novamente até derreter o queijo.

Pizza de lombinho com catupiry (queijo cremoso):
Rale 3 tomates no ralador de cenoura, escorra, tempere com orégano. Recheie a pizza com o tomate ralado, queijo muzzarela, queijo cremoso e lombinho canadense. Leve ao forno novamente até derreter o queijo.

Obs. Eu tive dúvida quanto ao ponto da massa e então a Cris me esclareceu que se a massa ficar um pouco mole, pode-se acrescentar mais farinha de trigo. Ela disse ainda que costuma fazer com iogurte, pois sua consistência deixa a massa no ponto certo. Depois que ela me explicou isto gentilmente, ainda não fiz a receita de novo, mas estou com os ingredientes esperando por isto.
O meu recheio foi diferente do sugerido por ela. Coloquei um pouco  pomarola, presento e queijo muzzarela em fatias, calabreza, tomate, cebola, azeitona e manjericão fresco.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails