sexta-feira, 26 de março de 2010

Bolo de cenoura com calda de chocolate

A cenoura é uma hortaliça muito versátil, podendo ser utilizada em pratos variados. Por ser rica fonte de vitamina A, está entre os principais alimentos que devem ser consumidos regularmente.

Este bolo, apesar de muito simples, agrada a todos que o comem. Eu gosto de colocar bastante cenoura para que a cor fique bem acentuada. A cobertura tem aparência e sabor daquela feita com leite condensado, mas sem tê-lo.



Ingredientes:

Massa
4 cenouras grandes
3 ovos
½ xícara (chá) de óleo
2 colheres (sopa) bem cheias de margarina
2 xícaras (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) bem cheia de fermento em pó

Calda
5 colheres (sopa) bem cheias de açúcar
5 colheres (sopa) bem cheias de chocolate ou achocolatado de boa qualidade
2 colheres (sopa) bem cheias de margarina (80% de lipídeos)
150 ml de leite
50 gr de chocolate granulado ou coco ralado

Modo de fazer:

Massa
Retire a casca das cenouras e corte em rodelas grossas. Coloque as cenouras cortadas, os ovos, o óleo e a margarina no copo do liquidificador e bata até que fique homogêneo. Acrescente o açúcar e bata novamente. Transfira a mistura para uma tigela, acrescente a farinha de trigo e bata (à mão ou na batedeira) por uns 3 minutos. Acrescente o fermento em pó e dê mais uma misturada. Leve assar em forma untada e enfarinhada, em forno a 200º, até que fique corado por cima. Retire do forno e cubra com a calda.

Calda
Em uma panela, coloque o açúcar, o chocolate e a margarina e leve ao fogo. Mexa de vez em quando até que fique tudo derretido. Acrescente metade do leite e mexa até que comece a virar uma calda; acrescente o restante do leite e deixe apurar até que fique no ponto de caramelo. Despeje sobre o bolo ainda quente e espalhe chocolate granulado ou coco ralado por cima.

OBS.: eu não gosto de colocar 1 xícara de óleo, como em muitas receitas de bolo de cenoura, pois o gosto fica muito forte; assim, coloco somente 1/2 xícara e acrescento 2 colheres de margarina. Ninguém nem percebe que tem óleo na massa.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails