sábado, 15 de maio de 2010

Carne de porco na panela de pressão


Um dia desses, estava com muita pressa para fazer o almoço, pois meu horário é muito corrido. Não tinha nada adiantado e teria uma pessoa para almoçar além dos da casa. Tinha pensado em fazer a carne de porco cozida lentamente até que ficasse macia e corada, mas não dava tempo para isto. Então me lembrei de uma forma muito, mas muito simples de fazê-la. Enquanto ela cozinhava, preparei as demais comidas. Quando ficou pronta, foi só deliciar. Então vamos a receita.

Ingredientes:
1 kg de carne de porco em pedaços
4 cebolas grandes cortadas em fatias finas (mas não muito fina)
2 envelopes de caldo de carne em pó (ou em cubos, se preferir)
Salsinha picada a gosto.

Modo de fazer:
Descasque as cebolas e corte-as em fatias finas. Espalhe metade no fundo da panela de pressão, arrume a carne por cima, espalhe os caldos por cima, de modo que toda a carne fique com o tempero e, por último, coloque o restante da cebola em fatias. Tampe a panela e leve ao fogo. Quando começar a "chiar", marque 20 minutos. Terminado o tempo, retire a pressão da penela, abra, mexa a carne para que o restante da cebola acabe de desmenchar e vire um molho. Coloque numa travessa, salpique salsinha e sirva acompanhado de mandioca,ou batata, ou arroz, ou o que preferir, e bom apetite.



Obs. esta receita é rápida e prática, podendo ser feita com outras carnes. Eu já fiz com costela de boi e com acém. Penso que também deve ficar muito boa com músculo e até mesmo frango, mas ainda não experimentei com estas. Quando vi a receita pela primeira vez (não me lembro onde) não acreditei que pudesse ficar saborosa, mas fica. Vale a pena experientar. Não precisa colocar nem uma gotinha de água, pois o líquido da carne e da cebola é suficiente. O tempo de preparo varia de uma carne para outra  e a panela de pressão também pode influenciar nisto. A costela levou mais tempo, por isto, o melhor é deixar menos tempo e, se necessário, deixar mais um pouco.

25 comentários:

  1. Salvou minha noite de sábado em casa :)

    ResponderExcluir
  2. Que bom que pude ajudar. Vc pode fazer dessa mesma maneira qualquer tipo de carne. A costela de boi fica uma delícia também, principalmente se vc colocar junto rodelas grossas de linguiça calabresa ou aquela fininha de porco.
    Obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  3. Ameii a receita,fiz hoje(Domingo) Boa de maisss.
    Estava com preguiça de cozinhar e n queria passar a manhã na cozinha. A receita é rápida e prática. Boa de mais. Meus Parabéns. Bjs

    ResponderExcluir
  4. OLÁ QUERIDA!!! VOU FAZER A DOBRADINHA E AMANHÃ TE CONTO COM FOI OK? BJS E OBRIGADA

    ResponderExcluir
  5. oi...só de olhar da água na boca.
    Mas uma pergunta, não vai água para o cozimento?
    NARA LÚCIA DE LAGES SC

    ResponderExcluir
  6. Essa receita é realmente um curinga, pois é saborosa, rápida e não suja o fogão com espirros de gordura.
    Nara, a água do cozimento da carne vem da cebola e da própria carne.Se você colocar água, a receita não dará certo. Pode confiar e testar; creio que não vai se arrepender.

    Abraço a todos e obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  7. minha panela torrou kkkk , queila acho q iria sim um pouco de agua

    ResponderExcluir
  8. Gostei da receita. Mas, como minha criatividade, na cozinha, é"zero" seria possível vc fazer um cardápio semanal com sugestões para almoço e jantar? E, diferenciado para casal, família com criança e cardápio para papinhas de bebê. Ah! E com os ingredientes, da semana, para atender ao cardápio. Seria ótimo nao ter que pensar no que comprar bem como no que fazer.. Ufa!

    ResponderExcluir
  9. uma pergunta??? o caldo de carne deve ser diluído na água?

    ResponderExcluir
  10. Anônimo, talvez o que tenha acontecido seja a quantidade de cebola que você colocou. Eu forro o fundo da panela (1 cebola bem grande em rodelas finas) e por cima coloco a mesma quantidade de cebola que coloquei em baixo. Sempre faço assim e nunca queimou a carne.
    Vânia, estou tentando colocar em prática a organização de cardápios semanais aqui em casa, mas como trabalho 9 horas por dias e não tenho diarista, meu projeto ainda está engatinhando. Prometo que quando conseguir, publicarei minha experiência com cardápios, ok?!
    Amanda, eu geralmente utilizo o caldo em pó, pois é mais fácil de ser aplicado. Se for usar o de tablete, esfarele bem, pois se diluir em água, corre o risco de atrapalhar a receita.
    Obrigada a todos pela visita e comentários.

    ResponderExcluir
  11. No final para dar uma cor eu acrecentei um molho de tomate ficou melhor ainda .

    ResponderExcluir
  12. Queila, ja tinha feito algumas vezes o porco dessa forma, e costela de boi tambem,
    mas... 1 cebola grande só no fundo da panela não é o suficiente!!! coloco pelo menos 3 grandes.
    Deve ser porisso q queimou a panela na receita da nossa amiga aí em cima.
    Mas o prato bommm !!! =)

    ResponderExcluir
  13. Vou fazer agora, espero que fique boa e que minha panela não torre, rsrsrs... :)

    ResponderExcluir
  14. Queila do céu, fiz a receita e a-d-o-r-e-i!!! rs
    Acordei me perguntando o que fazer pro almoço e como tinha a carnne de porco no congelador... deu certinho. Essa receita veio em ótima ocasião... Obrigada

    ResponderExcluir
  15. Fiz a receita e ficou ótima! Ficou cheia de água, então tive que deixar fervendo para reduzir um pouco. O maridão adorou! Obrigada Queila, adoro as suas receitas fáceis e práticas!

    ResponderExcluir
  16. Acho que vou testar esse cardápio para minhas visitas de hoje a noite... meu tio é fã de mandioca, e nada melhor que uma carninha de porco como acompanhamento né?! Obrigada... Depois comento a experiência... Obrigada Queila...

    ResponderExcluir
  17. Eu tbm faco assim mas ponho 11/2 de acucar para derreter ate q a cebola esteje dourada.fica uma delicia!

    ResponderExcluir
  18. Boa demais sua receita super saborosa, vai entrar no cardápio semanal rs :)

    ResponderExcluir
  19. Pode misturar acem c carne de porco?

    ResponderExcluir
  20. nao coloca agua na receita de porco???? só as cebolas forrando a carne??? kero fazer agora essa receita se for pra colocar agua , quanto de agua? desde ja agradeço...

    ResponderExcluir
  21. pessoal essa receita pode colocar agua? ou só com as cebolas forrando a carne??? e depois mais cebolas por cima? kero fazer agora essa...

    ResponderExcluir
  22. sal??? caldo de carne tem sal???

    ResponderExcluir
  23. Olaaa...Acabei de fazer,ficou otimooooo acrescentei corante no final e deixei secar mais o molho.Confesso q coloquei um dedo de água pois fiquei com medo de queimar rsrs
    Excelente!!!!

    ResponderExcluir

Oi, se você gostou desta postagem, mande-me uma mensagem. Será recebida com muito prazer.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails