segunda-feira, 15 de março de 2010

Bolo de banana

A banana é um alimento muito consumido no mundo e, por isto, está entre os mais produzidos. É um alimento rico de nutrientes, entre eles, os sais minerais que tem papel importante na nossa nutrição. Gosto muito de banana, de qualquer jeito: in natura, doce, assada, frita, em bolos, em sobremesas, e procuro comer pelo menos uma por dia, que é o suficiente para a nossa necessidade nutricional. Este bolo é muito simples, mas também muito saboroso, sendo excelente para ser servido no café da manhã ou da tarde, como também em lanches.

Ingredientes:
3 ovos inteiros (clara e gema)
1 1/2 xícara (chá) açúcar
2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina (80% de lipídeos)
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de leite em temperatura ambiente
1 colher (sopa) de fermento em pó
8 bananas nanicas cortadas em fatias no sentido do comprimento 
3 colheres (sopa) de açúcar
1/2 colher (sopa) de canela em pó

Modo de fazer:
Coloque os ovos na batedeira e bate-os até ficarem amarelo claro. Acrescente o açúcar e continue batendo até formar um creme homogêneo. Coloque a margarina e continue batendo e, em seguida, vá acrescentando aos poucos a farinha de trigo intercalada com o leite. Bata por uns 3 minutos. Desligue a batedeira, acrescente  fermento e dê apenas mais uma batidinha. Coloque a massa numa assadeira quadrada ou redonda (sem furo no meio), untada e enfarinhada. Arrume as fatias de banana por cima da massa, delicadamente; misture o açúcar com a canela e espalhe por cima das bananas. Leve a assar em forno 200º até que fique dourado por cima.

Obs. É importante peneirar a farinha antes de colocá-la na batedeira; acredite, isto faz diferença no resultado final. Outra informação: a banana da qual estou falando tem nomes diferentes nas diferentes regiões do Brasil. Aqui onde moro no Paraná é chamada de "banana nanica", no sul do Paraná dizem que é "banana caturra" e no Rio de Janeiro, minha terra natal, é chamada de "banana d'agua".  Pra resolver o assunto, excluindo a "banana prata", a "banana maçã" e a "banana ouro", essa banana é aquela que costumamos comer com frequência.

2 comentários:

  1. bem vinda a blogsfera!!!seu bolo de bananas tá lindo..maravilha bolo assim..bjus..

    ResponderExcluir
  2. Olá Queila!
    Bem legal o seu blog!
    Tb compartilho dos seus hobbies.
    Pretendo mudar para sua cidade,e queria saber sobre como é morar aí em Cianorte,tive uma proposta muito boa pra trabalhar aí e estou na duvida se vou ou não...Sou de Belo Horizonte.Você poderia me ajudar com algumas informações daí?
    emaildaloo@yahoo.com.br
    Desde já, obrigada!
    Luciana

    ResponderExcluir

Oi, se você gostou desta postagem, mande-me uma mensagem. Será recebida com muito prazer.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails